O que é a arteterapia?
R= É a terapia feita através das linguagens artísticas, da dança, do desenho, do teatro, da pintura, enfim, das artes em geral. Ela busca ajudar o indivíduo no processo de autoconhecimento.
Há quanto tempo você trabalha com a arteterapia?
R= Sou professora de arteterapia há mais de oito anos. Eu, juntamente com a professora Lucivone Carpintelo fomos as primeiras a trazer o curso de arteterapia para Salvador.
Como começou o seu contato com a arteterapia?
R= A minha formação é em teatro. Trabalhei durante sete anos como diretora teatral e nesse tempo percebi que para compor um personagem é preciso se entregar de corpo e alma, muitos atores tímidos, por exemplo, na hora da atuação pareciam ser outra pessoa completamente diferente, se entregavam ao papel, derrubavam barreiras. Comecei a notar que as nossas limitações, anseios e angustias, também podem ser trabalhadas não só pelo teatro, como por qualquer tipo de arte. A partir dessa percepção resolvi estudar a arteterapia buscando sempre ajudar o outro como pessoa a superar o seus medos e aflições.
Quais são as áreas de atuação da arteterapia?
R= A arteterapia ela se desenvolve tanto a nível clínico quanto educacional, Ela tem valor não só individual quanto coletivo. Gandhi dizia “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, se você quer que o outro mude, você precisa mudar, mas para isso é preciso primeiro se conhecer e buscar o melhor de si.
Quais são os benefícios dessa arte?
R= A partir do momento que você ouve uma música, ler um livro, assiste a um filme, faz uma pintura, você está cuidando do seu lado mental, espiritual, está trabalhando de forma transcendente. Por ser constituído de plasticidade, o nosso cérebro se molda ao toque da arte. Quando bordamos, cozinhamos, cantamos, estamos praticando a arte, e essa arte que fazemos por prazer ela tem um valor terapêutico muito grande.
Como surgiu a arteterapia?
R= Surgiu como profissão nos Estados Unidos, logo após a Segunda Grande Guerra Mundial. A professora de arte em escolas de vanguarda, Margareth Naumburg, percebeu que a arte ajudava as crianças e adolescentes no seus processos de desenvolvimento pessoal. A partir disso, ela resolveu analisar os resultados da arte também no campo da psicoterapia e da psiquiatria, publicando sua primeira pesquisa em 1947. Desde então a arteterapia se desenvolveu e se expandiu para diferentes áreas.
Qualquer pessoa pode fazer arteterapia?
R= Sim. A arte é benéfica desde a criança até o idoso, ela permeia todo e qualquer universo.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Terapia em grupo
-
-
Música de qualidade na biblioteca!! - A BPEB, dando continuidade a programação dos domingos culturais, segue inovando. Neste domingo, 17/01, a música tem espaço no projeto. O grupo Multipétalos...Há 15 anos
-
-
-
Simone e Natália, as listas de links e blogs e a produção de vocês ficaram ótimas! Lembrem de tirar os números das perguntas da entrevista acima e das outras observações feitas em sala...
ResponderExcluirÓtima entrevista!
ResponderExcluirLucivone
Ótima entrevista!
ResponderExcluirLucivone
Òtima entrevista
ResponderExcluirLucivone
Òtima entrevista
ResponderExcluirLucivone
Ótima entrevista!
ResponderExcluirLucivone
Ótima entrevista!
ResponderExcluirLucivone
Carla Maciel tambem fez uma excelente e linda entrevista
ResponderExcluirCARLA MACIEL TAMBEM FEZ UMA LINDA E EXCELENTE ENTREVISTA
ResponderExcluirCARLA MACIEL FEZ UMA MARAVILHOSA ENTREVISTA
ResponderExcluirCARLA MACIEL FEZ UMA MARAVILHOSA ENTREVISTA
ResponderExcluirCARLA MACIEL TAMBEM FEZ UMA LINDA E EXCELENTE ENTREVISTA
ResponderExcluir
ResponderExcluirشركة تسليك مجارى بالقطيف