“A medicina começa a perceber que não se pode falar da origem das doenças sem incluir estilo de vida, dieta, meio social, meio ambiente e, o que é talvez mais interessante, a consciência e as emoções.” (BARASCH, 1997, p.82).

terça-feira, 24 de novembro de 2009

ENTREVISTA COM A ARTETERAPEUTA TÂNIA FRANÇA

O que é a arteterapia?
R= É a terapia feita através das linguagens artísticas, da dança, do desenho, do teatro, da pintura, enfim, das artes em geral. Ela busca ajudar o indivíduo no processo de autoconhecimento.

Há quanto tempo você trabalha com a arteterapia?
R= Sou professora de arteterapia há mais de oito anos. Eu, juntamente com a professora Lucivone Carpintelo fomos as primeiras a trazer o curso de arteterapia para Salvador.

Como começou o seu contato com a arteterapia?
R= A minha formação é em teatro. Trabalhei durante sete anos como diretora teatral e nesse tempo percebi que para compor um personagem é preciso se entregar de corpo e alma, muitos atores tímidos, por exemplo, na hora da atuação pareciam ser outra pessoa completamente diferente, se entregavam ao papel, derrubavam barreiras. Comecei a notar que as nossas limitações, anseios e angustias, também podem ser trabalhadas não só pelo teatro, como por qualquer tipo de arte. A partir dessa percepção resolvi estudar a arteterapia buscando sempre ajudar o outro como pessoa a superar o seus medos e aflições.

Quais são as áreas de atuação da arteterapia?
R= A arteterapia ela se desenvolve tanto a nível clínico quanto educacional, Ela tem valor não só individual quanto coletivo. Gandhi dizia “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, se você quer que o outro mude, você precisa mudar, mas para isso é preciso primeiro se conhecer e buscar o melhor de si.

Quais são os benefícios dessa arte?
R= A partir do momento que você ouve uma música, ler um livro, assiste a um filme, faz uma pintura, você está cuidando do seu lado mental, espiritual, está trabalhando de forma transcendente. Por ser constituído de plasticidade, o nosso cérebro se molda ao toque da arte. Quando bordamos, cozinhamos, cantamos, estamos praticando a arte, e essa arte que fazemos por prazer ela tem um valor terapêutico muito grande.

Como surgiu a arteterapia?
R= Surgiu como profissão nos Estados Unidos, logo após a Segunda Grande Guerra Mundial. A professora de arte em escolas de vanguarda, Margareth Naumburg, percebeu que a arte ajudava as crianças e adolescentes no seus processos de desenvolvimento pessoal. A partir disso, ela resolveu analisar os resultados da arte também no campo da psicoterapia e da psiquiatria, publicando sua primeira pesquisa em 1947. Desde então a arteterapia se desenvolveu e se expandiu para diferentes áreas.

Qualquer pessoa pode fazer arteterapia?
R= Sim. A arte é benéfica desde a criança até o idoso, ela permeia todo e qualquer universo.

13 comentários:

  1. Simone e Natália, as listas de links e blogs e a produção de vocês ficaram ótimas! Lembrem de tirar os números das perguntas da entrevista acima e das outras observações feitas em sala...

    ResponderExcluir
  2. Ótima entrevista!
    Lucivone

    ResponderExcluir
  3. Ótima entrevista!
    Lucivone

    ResponderExcluir
  4. Òtima entrevista
    Lucivone

    ResponderExcluir
  5. Òtima entrevista
    Lucivone

    ResponderExcluir
  6. Ótima entrevista!
    Lucivone

    ResponderExcluir
  7. Ótima entrevista!
    Lucivone

    ResponderExcluir
  8. Carla Maciel tambem fez uma excelente e linda entrevista

    ResponderExcluir
  9. CARLA MACIEL TAMBEM FEZ UMA LINDA E EXCELENTE ENTREVISTA

    ResponderExcluir
  10. CARLA MACIEL FEZ UMA MARAVILHOSA ENTREVISTA

    ResponderExcluir
  11. CARLA MACIEL FEZ UMA MARAVILHOSA ENTREVISTA

    ResponderExcluir
  12. CARLA MACIEL TAMBEM FEZ UMA LINDA E EXCELENTE ENTREVISTA

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação

Terapia em grupo